PIP PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

 

PIP

Plano de Intervenção Pedagógica

 

METAS

  •  10% de crescimento, no nível de proficiência dos alunos;
  •  Manter 100% de participação no dia da avaliação;

 

AÇÃO:   Fazer um trabalho intensivo dos  descritores   do   SPAECE   no 9º ano (através de seminário).

JUSTIFICATIVA:   Mostrar para os alunos a metodologia de trabalho e tipo de itens do SPAECE.

DET. DA AÇÃO:  Elaborando um plano de curso, explicando descritores e itens através de seminário com professores e alunos.

RESPONSÁVEL:  Célio Mendonça  e Marcondes Gomes

PERÍODO:

AÇÃO:       Avaliação interna.

JUSTIFICATIVA:  Alinhar os tipos   de   itens   das  avaliações internas e externas.  

DET. DA AÇÃO: Aplicando nas salas do 1º ao 9º ano, provas  elaboradas de acordo com os itens e descritores do SPAECE trabalhados no mês.

RESPONSÁVEL:  Todos os professores

PERÍODO:

AÇÃO:  Promover simulado nas salas do 2º, 5º e 9º ano. 

JUSTIFICATIVA: Para verificar a aprendizagem do aluno, o desenvolvimento do professor e oferecer subsídios para melhorar os resultados.       

DET. DA AÇÃO:  Elaborando e aplicando provas escritas baseadas nos descritores do SPAECE e do plano mensal. 

RESPONSÁVEL:  Ana Claudia Calixto, Josefa Tavares  e Mª Socorro Brito

PERÍODO:

AÇÃO:  Estudo da matriz de referência.         

JUSTIFICATIVA: Apropriar e conhecer as habilidades essenciais a serem desenvolvidas junto aos alunos para alcançar melhores resultados nas avaliações externas.

DET. DA AÇÃO: Disponibilizando dez dias antes o material de estudo e envolvendo  todo o corpo docente do fundamental I. 

RESPONSÁVEL:  Maria Erivanda Serafim

PERÍODO:

AÇÃO:       Pontuar a participação dos alunos na avaliação externa.       

JUSTIFICATIVA: Para incentivar e garantir maior participação. 

DET. DA AÇÃO: Premiando os alunos que participarem da avaliação, com um ponto na disciplina de português e matemática. 

RESPONSÁVEL Prof. de português e matemática

PERÍODO   bimestre

AÇÃO:  Apresentar os resultados do SPAECE aos pais e aos alunos.

 JUSTIFICATIVA: Para melhorar o nível de proficiência dos alunos e conscientizá-los da importância da participação dos mesmos na avaliação.

DET. DA AÇÃO: Realizando encontros com pais e alunos para divulgar os resultados. 

RESPONSÁVEL:  Terezinha Roseno

PERÍODO:

AÇÃO:  Realizar reforço escolar para os alunos do 2º  ano.

JUSTIFICATIVA: Melhorar a aprendizagem dos alunos com dificuldades.

DET. DA AÇÃO: Ao ser concluído as tarefas diárias, os alunos com dificuldades permanecerão na sala com o professor e os demais serão levados para a sala de leitura onde serão acompanhados pela coordenadora .

Ainda assim, a professora titular continuará  realizando  reforço no contra  turno duas vezes por semana

RESPONSÁVEL:  Josefa Messias e Ana Claudia

PERÍODO: Três vezes por semana

AÇÃO:  Acompanhamento a pratica dos professores.

JUSTIFICATIVA: Conhecer a prática pedagógica do professor e prestar apoio pedagógico 

DET. DA AÇÃO:  Assistindo aula, acompanhando o planejamento do professor e sugerindo ações ao trabalho docente.

 Consultar aos discentes através de questionário técnico sobre o trabalho do professor.

RESPONSÁVEL:  Gilda Alves

PERÍODO: Mensalmente

AÇÃO:  Monitoramento da recuperação paralela.       

JUSTIFICATIVA: Para melhorar o desempenho do aluno. 

DET. DA AÇÃO:  Identificando os alunos com baixo desempenho, conversando com o professor e propondo novas  atividades  para recuperar os discentes.

RESPONSÁVEL: Gilda Alves, Raimundo Sales  e  Terezinha Roseno

PERÍODO: Bimestralmente

AÇÃO:  Projetos de incentivo à leitura.

JUSTIFICATIVA: Desenvolver o hábito de ler e através dele melhorar o nível de compreensão. 

DET. DA AÇÃO: Adequando o projeto de leitura da Esc. Miguel Pedro;

Realizando concurso  de textos e premiando os alunos que obtiverem melhor êxito.

RESPONSÁVEL:  Professores e Bibliotecários e Coordenadores

PERÍODO:

AÇÃO:  Realizar  exposição literal

JUSTIFICATIVA: Para motivar a leitura como fonte de saber; 

DET. DA AÇÃO:  Montando no pátio da escola uma tenda com livros diversos da biblioteca da escola.

RESPONSÁVEL:  Adriano das Chagas e Elisangela Sousa.

PERÍODO:

AÇÃO: Apresentação das ações do Plano de Intervenção desenvolvidas com sucesso.

JUSTIFICATIVA: Avaliar as  ações desenvolvidas .

DET. DA AÇÃO: Divulgando as ações desenvolvidas, com sucesso, para a comunidade. 

 RESPONSÁVEL:  Toda equipe escolar (Direção, professores e alunos)

PERÍODO:  Dezembro