PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PPP

ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL GIRASSOL

Sitio São Paulo, S/N, Caririaçu-Ce  CEP: 63220000

 

PROJETO POLÍTICO

 

 

PEDAGÓGICO-PPP

 

CARIRIAÇU – CE, MARÇO DE 2010

SUMÁRIO

 

1.APRESENTAÇÃO

2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

3.JUSTIFICATIVA

4. REFERENCIAL TEÓRICO

5. PROPOSTA CURRICULAR

6. OBJETIVOS

6.1 OBJETIVOS GERAIS

6.2 OBJETIVOS ESCPECÍFICOS

6.1.1. OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

6.2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

7. QUADRO DE METAS E ESTRATÉGIAS

8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

9. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

10. ACAMPANHAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

11. DEMOSTRATIVO DA MATRICULA

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS

1. APRESENTAÇÃO

 

             Este documento constitui o Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Girassol com ênfase na proposta curricular voltada para o pleno desenvolvimento do educando, no preparo para o exercício da cidadania e para a qualificação para o mercado de trabalho.

           Neste Projeto explicitaremos o Referencial Teórico que norteia nossas ações pedagógicas indicando o tipo de sociedade que queremos e definindo o perfil do ser humano que pretendemos formar. Nesta perspectiva, os objetivos gerais e específicos expressos neste instrumento estabelecem os resultados de aprendizagens que desejamos alcançar. Deste modo, apresentaremos as metas e as estratégias que permitirão a concretização destes objetivos mediante um instigante trabalho, cuja missão principal é somar esforços pela construção de uma educação cada vez melhor, integrando os interesses e necessidades do nosso público alvo o alunado, através de um processo de avaliação constante.

2. Identificação E CARCTERIZAÇÃO da Escola

 

            A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Girassol é pertencente à rede municipal de ensino, localizada em sítio São Paulo S/N, CEP 63 220-000, no município de Caririaçu – CE. É um estabelecimento de ensino regular, mantido pela Prefeitura Municipal de Caririaçu, criado pelo ato lei municipal nº. 348/04 de 16 de junho de 2004.

            O prédio é bem localizado numa área de 1.186.86 m2, contendo 06 (seis) salas de aula que comporta em media 40 (quarenta) alunos cada, 01 (uma) diretoria, 01 (uma) secretaria, 01 (um) almoxarifado, 06 (seis) banheiros, sendo dois femininos, dois masculinos, um na sala da diretoria e o outro na secretaria, 01 (uma) cozinha, 01 (um) depósito para merenda escolar, 01 (uma) sala de leitura, 01 (um) refeitório e 01 (um) pátio amplo. 

           A Escola dispõe de água canalizada, energia elétrica, jardins no entorno com boa arborização, boa iluminação e ventilação, uma vez que em todas as salas de aula tem um ventilador de teto e janelas largas. A Escola possui ainda 01 (um) micro-computador e 01 (uma) impressora para facilitar os trabalhos da Secretaria Escolar, 01 (uma) TV, 01 (um) aparelho de DVD, 01 (uma) caixa de som amplificada, 04 (quatro) armários e 07 (sete) estantes de aço para armazenamento de material e arquivo, 02 (duas) mesas grandes, 03 (três) birôs, 06 (seis) mesas nas salas de aula e carteiras compatíveis com a demanda de alunos, a distribuição de água é feita nas próprias salas em garrafas térmicas para evitar saídas desnecessárias de alunos momento de aula e também de 01 (um) bebedouro bem localizado no espaço interno da escola, em todas as salas e no pátio tem cestos para lixo.

          A Escola oferece as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Assim distribuídos:

 

  • MANHÃ: Educação Infantil Creche e Pré-escolar e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano;
  • TARDE: Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano;
  • NOITE: Ensino Fundamental do 8° ao 9° e Educação de Jovens e Adultos de 1ª a 4ª sérias (1° ao 5° ano).

              O corpo docente é constituído por 19 (dezenove) professores distribuído da seguinte maneira:

 

  • MANHÃ: 06 (seis) professores;
  • TARDE: 07 (sete) professores;
  • NOITE: 06 (seis) professores;

 

             O corpo técnico administrativo e de serviços gerais é composto por 01 (uma) diretora administrativa, 01 (uma) coordenadora pedagógica, 01 (um) secretário escolar, 03 (três) coordenadoras de turno, 02 (dois) agentes administrativos, 11 (onze) zeladoras, 03 (três) porteiros, 01 (um) vigilante noturno, 02 (duas) merendeiras e 02 (duas) auxiliares de merendeira, totalizando 26 (vinte e seis) funcionários.

           Este Projeto Político Pedagógico tem como intuito inovar as ações a serem desenvolvidas dentro de uma contextualização de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN'S e das leis educacionais vigentes, desenvolvendo uma política pedagógica voltada para um ensino aprendizagem significativo, procurando adequar as necessidades e limitações ao meio social, partindo de experiências já vividas num processo ativo de construção do indivíduo.

          Trabalhamos em parceria com a comunidade local, associação comunitária, entidades religiosas, agentes de saúde e da pastoral da criança e notadamente com os demais seguimentos da comunidade escolar: família, conselho escolar e grêmio estudantil. Neste sentido, os projetos desenvolvidos pela Escola, como: o Festival de Artes Jogos Esportivos e Populares (FAJEP´s), Família na Escola, Rádio Escolar, Jornal Escola, É Hora de Brincar e Aprender na Escola e Sala de Leitura, assim como, as reuniões para planejamento e apresentação e análise do rendimento escolar e outras finalidades, visam estimular a democracia e a participação de todos nas decisões e firmar compromissos de interação.     

            A Escola trabalha visando uma educação de qualidade abrindo novos horizontes para o exercício da cidadania conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDB 9394/96. NA Educação de Jovens e Adultos assumimos como próprios os princípios e fins enumerados no artigo 37, na Educação Infantil fazemos valer o que dita o artigo 29 e o Ensino Fundamental conforme prega os artigos 32, 33 e 34.

3. Justificativa

 

            Sabendo que a educação é a base fundamental na formação da cidadania caracterizando os valores da sociedade em que nossa escola esta inserida e na busca de caminhos para as mudanças da realidade política social e educacional desta unidade escolar, é que nos propusemos a elaborar este Projeto.

            O Projeto visa integrar a comunidade escolar e local num processo educativo continuo, de forma cooperativa e participativa dentro dos princípios da gestão democrática.

            Os dados estatísticos revelam uma regressão no ensino-aprendizagem refletido no desestimulo de parte dos educadores e dos educandos. Mas, a firme cobrança e a persistência apontam significativos resultados, pois nos últimos dois anos a Escola adotou uma postura que busca integrar a família e outros componentes do processo educativo, combatendo a infrequência de alunos e professores. Nossa proposta curricular somada ao Plano de Trabalho Anual - PTA e ao Plano de Intervenção Pedagógica - PIP e a outras atividades, propõem minimizar a taxa de evasão, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos, a repetência e desafagem na aprendizagem, elevar o índice de rendimento escolar e de auto-estima e ainda abrir espaço para a causa de inclusão, da diversidade e da igualdade de direitos.

                                              

4. Referencial Teórico

 

            A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Girassol desenvolve um trabalho ativo voltado para o compromisso de elevar a aprendizagem do educando, para a conscientização de sua visão de mundo, para a transformação da realidade e para definir o perfil do ser humano que estamos ajudando a formar e conseqüentemente do futuro.

             A Escola procura o envolvimento da comunidade objetivando um trabalho democrático, por meio de reuniões, eventos, seminários, ações itinerante feitas de visitas da escola as famílias e das famílias a escola, assim, leva a comunidade e a escola a conhecerem a realidade de ambas, para assim, nortearem as medidas que devem ser adotadas e quais os caminhos que devem trilhar.

            Ainda, neste sentido, convém destacar que o conhecimento prévio do aluno e a educação adquirida em sua família são considerados o primeiro passo, o diagnóstico da clientela que atendemos.

Não se pode educar eficientemente, se os pais professores se desconhecem; se a educação escolar estiver isolada da educação familiar.

 

 (REVISTA NOVA ESCOLA)

 

 

                       

 

         

 

            

 

            A Escola fundamenta suas práticas pedagógicas no conhecimento empírico, colocando em exercício métodos novos adaptados aos tradicionais procurando adequar as necessidades e limitações ao meio social, partindo de experiências num processo ativo de construção do indivíduo e norteado no que diz alguns pensadores como: Jean Piaget, Paulo Freire, Sócrates e outros. Partindo do pressuposto de que o educando é um ser pensante, crítico e formador de opiniões, capaz de exercer sua cidadania como um ser construtivo do processo social.

 

               As metodologias adotadas nas salas de aulas vão sendo renovadas pouco a pouco, pois o quadro-negro e o giz não são mais suficientes, já se observa aulas inovadoras, criativas e dinâmicas, feitas de recursos simples e paradidáticos, como: recortes, jornais, jogos, vídeos, revistas, músicas e atividades de sondagem e de reflexão e também promovendo atividades de língua oral e escrita, debates, apresentações de trabalhos realizados pelos alunos e teatro, dessa forma, tende a tornar a aula prazerosa e contribui para o despertar do conhecimento dos alunos que é e deve ser sempre a prioridade de toda Escola.

          A Escola busca gradativamente a melhoria do ensino aprendizagem valorizando o potencial humano, formando cidadãos críticos e conscientes de sua missão, na tentativa de conscientizar que a educação é o único caminho no processo de transformação do ser humano.

         Nossa clientela em sua maioria é remanescente das comunidades vizinhas, filhos de agricultores, de baixa renda, por isso colaboram com os pais nas tarefas domésticas e até da roça, dificultando assim o seu aprendizado. Diante do exposto, os professores estão atentos para saber dosar a aplicação das atividades, conciliando-as com a situação psico-social dos alunos.

         Diante destas idéias e desta realidade, desenvolvemos funções que levam o aluno e os outros integrantes do processo ensino-aprendizagem a se integrarem num contexto de uma educação fincada na qualidade.

5. Proposta Curricular

 

             Visando o pleno desenvolvimento do educando preparando-os para o exercício da cidadania e para a qualificação profissional a Escola coloca como seus os princípios e fins da educação, expressos no artigo 2° da LDB n°. 9.394/96 e no artigo 3° apresentado a seguir:

            Artigo 3º – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber;
  • Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
  • Valorização do profissional da educação escolar;
  • Gestão democrática de ensino público, na formação desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;
  • Garantia de padrão de trabalho;
  • Valorização da experiência extra-escolar;
  • Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

              Os pressupostos teórico-metodológicos e a organização curricular dentro da contextualização da Escola buscam valorizar os temas transversais, a interdisciplinaridade, diminuir a distância entre as áreas de conhecimento e a enfatizar as regras de convivência seguindo o Regimento Escolar da instituição, fazendo valer os valores eminentes dos princípios de Igualdade, participação e democratização do ensino, inovação, qualidade e eficácia dos nossos serviços.

6. Objetivos

 

6.1. Objetivos Gerais

 

o   Melhorar a qualidade do ensino;

o   Intensificar o processo de participação entre a escola e a comunidade;

o   Desenvolver a participação democrática;

o   Favorecer o exercício da cidadania criticamente;

o   Assegurar que os alunos permaneçam na escola, reduzindo assim a evasão e a repetência;

o   Organizar e normatizar a instituição escolar, estabelecendo direitos e deveres de cada seguimento e definindo finalidades e atribuições;

o   Contribuir para a construção de uma sociedade justa e solidária, em defesa da vida;

o   Conscientizar a comunidade da sua importância para aprendizagem do nosso aluno e para o bom desenvolvimento da Escola e da educação como um todo, no contexto social, político, cultural e econômico;

o   Identificar os alunos com baixo rendimento e viabilizar estudos de reforço e recuperação;

6.2. Objetivos Específicos

Língua Portuguesa

o   Desenvolver no aluno a capacidade de ler, escrever e pensar de modo consciente, expressando sentimentos, idéias e opiniões;

o   Valorizar a leitura como importante fonte de informação possibilitando a fluidez, coerência e coesão tanto na leitura quanto na escrita;

o   Usar o conhecimento literário e gramatical adquiridos para aprimorar o uso da linguagem, a capacidade de analise crítica e da produção textual;

o   Desenvolver a competência da expressão oral e escrita com ritmo e pontuação;

Matemática

 

o   Compreender a matemática como um relevante instrumento para resolução de múltiplas situações de dia-a-dia;

o   Comunicar-se matematicamente, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;

o   Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;

o   Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento matemático;

o   Interpretar e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio lógico;

o   Interagir com seus pares de forma cooperativa e coletiva respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles;

História

 

o   Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias humanas, presentes na realidade local e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;

o   Despertar o senso de valorização do patrimônio sócio-cultural;

o   Identificar lutas sociais, guerras e revoluções refletindo sobre os temas históricos e questões do presente;

o   Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

o   Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros;

o   Conhecer e respeitar a cultura afro-brasileira e a diversidade;

Geografia

 

o   Compreender as relações sócio-culturais, a evolução tecnológica, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;

o   Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel da sociedade em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;

o   Identificar as ações do homem e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referências que possibilitam uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais locais;

o   Perceber na paisagem local as diferentes manifestações da natureza, sua apropriação e transformação pela ação da coletividade de seu grupo social;

Ciências

 

o   Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;

o   Adotar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e a higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado como próprio corpo e com os espaços que habita;

o   Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida, tendo consciência de sua conservação e preservação.

Artes

o   Desenvolver no aluno a capacidade criadora;

o   Expressar-se e comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao participar e realizar produções artísticas;

o   Incentivar e proporcionar o desenvolvimento das capacidades artísticas dos educandos, através do canto, da dança, do desenho, da música e da poesia;

o   Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais respeitando as diferentes etnias;

o   Levar o aluno a conhecer as variedades de obras de diferentes épocas e culturas.

Ensino Religioso

o   Valorizar a responsabilidade e o compromisso pessoal com causas humanitárias como atitude de importância fundamental para o ser cidadão e cristão tendo como exemplo os temas da Campanha da Fraternidade Ecumênica;

o   Adotar atitudes de repudio ao vicio, a agressividade e a qualquer tipo de coação, desrespeito e descriminação;

o   Fortalecer a consciência do indivíduo como cidadão pertencente a um grupo com uma mística, uma crença, um jeito de ser e com igualdade de direitos;

o   Despertar o valor das relações humanas estimulando a consciência dos alunos, através do exercício concreto do perdão, do amor, da bondade, da justiça e do serviço aos outros;

o   Conscientizar o aluno para a descoberta do valor e do conhecimento bíblico em sua vida, através da leitura, da interpretação e da vivência dos princípios cristãos.

Educação Física

o   Desencadear no educando a importância da Educação Física no desenvolvimento e funcionamento dos órgãos vitais do ser humano;

o   Resgatar a pratica de jogos populares como opção recreativa;

o   Proporcionar momentos de interação e respeito entre educandos;

o   Incentivar o educando as práticas esportivas mediante regras de respeito e convivência e a dos próprios jogos;

o   Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e desempenho de si próprio e dos outros sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;

Inglês

o   Oferecer aos alunos oportunidade de praticar o inglês, lendo, ouvindo, compreendendo e escrevendo, dando-lhes instrumentos para maior visão do mundo em que vivemos;

o   Compreender a importância do estudo do vocábulo e das estruturas gramaticais para a obtenção de uma leitura e escrita considerável;

o   Conhecer a importância que a língua estrangeira tem no nosso meio e qual a sua influência na nossa língua e no nosso cotidiano;

o   Desenvolver práticas de leitura e escrita para uma melhor assimilação da língua inglesa;

 

6.1.1. Objetivos Gerais da Educação Infantil

o  Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivencias;

o  Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, tendo uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;

o  Identificar e compreender sua ligação aos diversos grupos dos quais se relaciona, aumentando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

o  Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

o   Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo seus limites e as potencialidades do seu corpo;

o   Estimular as percepções sensoriais;

o   Desenvolver a coordenação motora, visual e auditiva;

o   Desenvolver a atenção;

o   Despertar a sensibilidade, curiosidade e criatividade da criança;

o   Possibilitar que a criança se reconheça como sujeito e estabeleça relações entre a escrita do seu nome e o mundo de códigos lingüísticos no qual está inserida;

o   Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.

 

6.2.1. Objetivos Específicos da Educação Infantil

Língua Portuguesa

o   Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outras formas de texto e de vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;

o   Escutar textos apreciando a leitura e a contação de histórias feita pelo professor;

o   Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

o   Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, adquirindo habilidades de leitura e escrita;

o   Adquirir conhecimentos literários e gráficos por meio da introdução das letras e gradualmente de silabas, palavras, frases e pequenos textos;

o   Identificar o alfabeto;

o   Identificar vogais maiúsculas e minúsculas;

o   Reconhecer as consoantes na ordem alfabética;

o   Trabalhar as famílias das consoantes;

o   Compreender pequenas palavras;

o   Identificar em palavras as vogais estudadas;

 

Artes

o   Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem expressando seus sentimentos e emoções;

o   Saber diferenciar e reconhecer ao ver sua imagem refletida em um espelho;

o   Propiciar à criança a oportunidade de ouvir música;

o   Identificar sons variados;

o   Discriminar cores básicas;

o   Criar atividades com danças.

Matemática

 

o   Iniciar idéia de construção do número;

o  Familiarizar-se com os conhecimentos matemáticos, distinguindo os números e posteriormente realizando pequenas operações de adição, divisão, subtração e multiplicação;

o  Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem, relações espaciais e etc.;

o  Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

o   Adquirir noção de tamanho, quantidade, largura e espessura;

o  Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;

Ciências

o Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;

o Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

o   Valorizar a limpeza e aparência pessoal.

o Transformar o meio ambiente valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

o   Valorizar a fauna e a flora;

Ensino Religioso

 

o Propiciar à criança situações de vivencias do seu dia a dia e religiosidade;

o   Aprender a importância da família na vida de cada um de nós.

o Vivenciar o verdadeiro sentido da semana santa, páscoa e outras comemorações;

o Despertar na criança princípios de respeito, cooperação e solidariedade, respeitando as diferenças e a diversidade cultural, religiosas e étnicas.

 

História e Geografia

 

o   Conhecer a história do nosso município e da comunidade local;

o   Adquiri noção de tempo e espaço;

o Conhecer a organização do espaço geográfico, definindo a área rural e urbana as mudanças sofridas com o aumento populacional e os avanços tecnológicos.

 

7. QUADRO DE METAS E ESTRATÉGIAS

                                                                                                              

METAS

ESTRATÉGIAS

1. Aumentar de 80.5 % para 95 % o índice de aprovação;

 2. Reduzir para 0 % ou manter em 0,4 % o índice de evasão escolar e diminuir a repetência;

3. Alfabetizar os alunos do 1° ao 5° ano;

4. Assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos;

5. Reduzir a infrequência e a defasagem de aprendizagem dos alunos;

6. Aumentar o habito de ler dos alunos;

7. Aumentar a proficiência dos discentes;

8. Aprimorar a escrita dos alunos;

9. Elevar o compromisso dos alunos com os estudos;

10.  Fomentar a melhoria das relações familiares e escolares;

11. Prevenir que nossos alunos se envolvam com consumo de drogas ilícitas e não licitas;

12. Elevar a auto-estima dos alunos;

13. Diminuir a agressividade, a indisciplina e os conflitos na hora do recreio e promover a descontração;

14. Interferir nas questões de violência.

15. Conscientizar os alunos quanto a preservação ao meio ambiente.

16. Defender a preservação do patrimônio público.

17. Dinamizar as atividades de educação física e despertar no aluno o senso competitivo, aumentar a interatividade e acordar habilidades artísticas;

18. Inferir os princípios de valorização humana;

19. Elevar a participação da família na escola;

1. Utilizar técnicas e metodologias diversificadas para melhorar o nível de aprendizagem e conseqüentemente o índice de aprovação;

2. Promover aulas atrativas, realizar visitas domiciliares, revisar os conteúdos e promover recuperação paralela;

      3. Elaborar e desenvolver projeto de leitura e escrita;

 

      4. Controlar a freqüência de alunos e funcionários;

5. Elaborar tabela de controle da freqüência diária, fazer     monitoramento e realizar visitas domiciliares aos faltosos;

   6. Realizar projeto e concurso de leitura;

7. Realizar reforço escolar no contra-turno;

8. Aplicar atividades de caligrafia;

9. Dialogar diariamente mostrando os compromissos e a importância da educação para a formação humana;

10. Realizar palestras sobre relações humanas e relacionamento familiar;

11. Realizar projetos de conscientização mostrando os malefícios causados pelas drogas;

12. Utilizar métodos inovados e dinâmicos;

13. Desenvolver projeto de brincadeira programada;

  1. Procurar conscientizar o corpo discente de que devemos promover a paz e, portanto a violência não deve fazer parte da nossa comunidade escolar e nem do nosso cotidiano;
  2. Através de seminários, palestras e no dia-a-dia da sala de aula, preparando o nosso alunado para a conservação e preservação da fauna e da flora bem como de todo o meio ambiente;

20. Manter 100 % de participação dos alunos nas avaliações externas e acrescer 10 % no nível de proficiência dos alunos;

 

16. Expor a todos que compõem a escola que o patrimônio público é um bem comum e deve ser preservado, através de reuniões e visitas as salas;

17. Promover Festival de Artes, Jogos Esportivos e Populares - FAJEP´s;

18. Promover palestras com temas relativos aos tipos de preconceitos sociais e raciais;

19. Mobilizando os pais a assistirem as aulas dos filhos, registrando as visitas em carteirinhas e livro específico e realizando reuniões mensais e comemorações;

20. Realizar seminário de analise dos resultados do SPAECE com os professores, realizar um trabalho intensivo dos descritores, aplicar simulados, conscientizar pais e alunos da importância da participação e presença no dia da avaliação e montar equipe de apoio para buscarem os alunos faltosos;

 

8. Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Aluno

 

 

            Tudo que fazemos requer avaliação, para ampliar objetivos e perceber se os propostos foram atingidos e em que proporções.

           Avaliar é um processo gradativo, contínuo e complexo, assim não pode limitar-se a tradicional prova mensal, mas a cada tarefa, a cada realização ou até mesmo a cada experiência vivida, acontece avaliação. Neste sentido, a LDB n° 9.394/96 afirma que a avaliação deverá ser continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais.

        Guiado pelos dispositivos legais o processo avaliativo da nossa Escola se dar de várias formas e também sob estímulos, levando em conta não apenas o conteúdo aprendido, mas as atitudes e habilidades desenvolvidas diariamente. Buscamos dentro desse processo despertar no aluno o senso crítico, capaz de criar e recriar suas ações contextualizando o homem no meio diante de um processo de globalização exercendo sua cidadania.

         Conforme prega a resolução 384/2004 do Conselho Estadual de Educação – CEE o aluno deve ser recuperado garantido por lei, cabendo a Escola fazer este cronograma recuperativo. A recuperação acontece paralelamente e no fundamental II ao término do período letivo se aplica a recuperação final com 30 (trinta) dias úteis de intensivo trabalho pedagógico com uma hora aula por dia para cada conteúdo da disciplina a ser recuperada.

             A escola trabalha gradativamente o processo de recuperação do aluno que é feito também de acordo com suas dificuldades e anseios e com parceria direta das famílias, garantindo assim, o comparecimento do aluno no processo especial de ensino. Buscamos atingir nesse processo não apenas a presença do aluno, mas totalidade da aprovação levando o aluno à série seguinte com condições de progresso e não de estagnação.

            Os resultados de recuperação paralela são registrados no diário de classe e as atividades realizadas arquivadas na pasta individual do aluno. Assim também acontece com os resultados de recuperação final que são também transcritos no livro de ata especial.

             Na Educação Infantil a avaliação obedece ao que propõe a LDB n° 9.394/96 em seu artigo 31: “A avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do educando, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”.

 

9. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

 

            A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Girassol adotou desde ano 2007 (dois mil e sete) ao Ensino Fundamental em nove anos, conforme a resolução n°. 0410/2006 do Conselho Estadual de Educação e o artigo 32 da LDB.

           As modalidades compreendem o ensino regular do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com período de 02 anos, a Educação Infantil com período de 03 anos e atendimento especial a alunos portadores de necessidades especiais de forma inclusiva.

            A oferta para o ensino fundamental é de 800 horas e o mínimo de 200 dias letivos, modular 40 semanas, Hora-aula de 50 minutos no período diurno e 45 minutos no período noturno.

 

                                                                             

10. Acompanhamento e avaliação do projeto político pedagógico

               A avaliação deste Projeto Político Pedagógico dar-se-á através dos seguintes elementos: reuniões periódicas, seminários, informativos afixados nos painéis da Escola e relatórios indicando o nível de sucesso e/ou de insucesso. Com a participação de todos os seguimentos da escola: núcleo gestor, corpo docente e discente, pais de alunos, conselho escolar, entidades religiosas e comunitárias e a comunidade local.